Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Economia alagoana

 

A economia alagoana se baseia agroindústria do açúcar e do álcool, no pólo cloroalcoolquímico, indústrias alimentícias e têxteis.

As culturas agrícolas de maior importância são: cana-de-açúcar, fumo, coco-da-baía, algodão herbáceo, fumo, arroz, feijão, milho, mandioca, manga, laranja, abacaxi, banana. O cultivo é feito em latifúndios, uma das razões para a grande concentração de renda do Estado de Alagoas.

Na pecuária destaca-se o rebanho bovino para corte e leite, além dos eqüinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.

As principais atividades industriais são a fabricação de produtos alimentares, especialmente açúcar e de tecidos. O parque industrial vem sendo diversificado e ampliado.

O extrativismo mineral baseia-se na extração de sal-gema, gás natural, calcário, argila e petróleo. Alagoas é o maior produtor nacional de amianto. Possuindo muitas lagoas, diversos rios e uma extensa costa marítima, o Estado conta com considerável riqueza de pescado, cujo aproveitamento entretanto, se faz ainda segundo práticas tradicionais mas  tem se desenvolvido. O turismo é considerado atividade prioritária.

Agricultura

Entre os principais produtos agrícolas cultivados no Estado encontram-se o abacaxi, o coco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o algodão,o arroz e o milho.

Pecuária

Na pecuária, destacam-se as criações de eqüinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.

Extrativismo

Existem também no Estado, reservas minerais de sal-gema, Alagoas é o maior produtor de gás natural do Brasil ALGÁS, além do petróleo já mencionado.

Indústria

A atividade industrial tem como sub-setores predominantes o químico, a produção de açúcar e álcool, de cimento, e o processamento de alimentos. Ultimamente tem crescido bastante os índices de novas indústrias em Alagoas (que em apenas 1 ano chegaram 12 novas indústrias).

A participação da indústria da cultura canavieira na economia do estado atinge 45 por cento. As outras atividades com contribuição significativa são o turismo, com 23%, a indústria alimentícia, com 20% e a de química e mineração, com 12%.

Turismo

Praia de Pajuçara, em Maceió.

Nos últimos anos, o turismo tem crescido,nas praias do estado com a chegada de brasileiros e também de estrangeiros, graças a melhorias no aeroporto de Rio Largo e na infra-estrutura hoteleira. O litoral norte, especialmente Maragogi e Japaratinga tem recebido nos últimos anos grandes empreendimentos de resorts.

Os destinos mais procurados atualmente são: Maceió, Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel e Penedo, esse último tem um grande potencial turístico e histórico.Além de festejos de Bom Jesus dos Navegantes que começam de 08 a 15 janeiro com balsas que atravessam desde Alagoas até Sergipe e voltam a Penedo,depois em terra começa os Fogos sinalizando a chegada das embarcações e assim as festas com os shows de bandas Musicais.


Mapa do Site  |  Política de privacidade