Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Praias de Alagoas

 

Piscinas naturais, formadas pela segunda maior barreira de corais do mundo, transformadas no paraíso dos mergulhadores. Praias fascinantes, emolduradas por coqueirais, onde o sol trabalha até nos feriados e a areia branca contrasta com o intenso azul do mar. O litoral de Alagoas é assim: 230 km com as paisagens mais encantadoras de todo o nordeste.

PRAIAS COSTA DOS CORAIS

 

PARIPUEIRA

Praia de Paripueira

Possui 25 piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais. E na maré baixa é possível andar quilômetros mar adentro com água pelos joelhos.

Área de Proteção Ambiental protegida por lei federal. Um trabalho de educação ambiental esta sendo desenvolvido pelo turismo local.

Complexo turístico com restaurante, recreação, barcos fazem parte da infra-estrutura

Praia de Sonho Verde

Emoldurada por muitos coqueirais, talvez a tamanha beleza justifique o nome da praia.

As águas tranqüilas, onde encontramos formações de recifes de coral, excelente para banho.

Tem estrutura de bares rústicos, que servem pratos típicos.

BARRA DE SANTO ANTONIO

Praia de Tabuba

Nome que significa o que deságua nas pedras, devido ao rio que faz a divisa com o município de Paripueira.

Praia calma com recifes de corais que formam pequenas piscinas naturais.
Ao sul o mar é aberto e agitado.

Tem estrutura de bares e restaurantes.

Ilha da Crôa

Entre o Rio Santo Antonio e o Oceano Atlântico fica a Ilha da Crôa.

No local tem hotel, bares rústicos com comidas típicas e casas de veraneio, mantém um aspecto selvagem e exótico, a travessia é feita de barco ou balsa pelo Rio Santo Antonio.

Praia de Carro Quebrado

Praia calma com arenito, águas esverdeadas, adornada de falésias coloridas e coqueirais. Talvez para esconder a sua deslumbrante beleza exista um pouco de dificuldade ao acesso.  Para se chegar até a praia tem que atravessar o Rio Santo Antonio de balsa até a Ilha da Crôa e ir em direção ao norte da estrada que beira a praia da Crôa.

Não tem infra-estrutura, mais é conhecida nacionalmente por ser considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

PASSO DO CAMARAGIBE

Praia Barra de Camaragibe

Praia repleta de coqueirais e tem como principal referencial o Rio Camaragibe com seus manguezais e águas cristalinas, ideais para banhos de água doce.

Uma pequena vila de pescadores bastante tranqüila, próxima a foz do rio tem o privilegio de viver em plena natureza.

Praia do Marceneiro

Praia tranqüila que abriga uma vila de pescadores, beleza selvagem que impressiona pela cor esverdeada do mar com piscinas naturais, ideal para mergulhos. A areia fina e dourada emoldurada por uma área de coqueirais testemunham um horizonte de imensa beleza.

Praia dos Morros

A Praia dos Morros é realmente muito bonita, encontra-se totalmente integrada à natureza. Praticamente intocada, ainda não tem estrutura, o som natural é o barulho do mar e dos ventos. A tranqüilidade reina absoluta nas águas mansas e na vegetação de mata atlântica.

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Praia do Toque

Área de lindos coqueirais, águas cristalinas ideal para mergulhos. Tem recantos charmosos com belas pousadas que oferecem atendimentos personalizados e gastronomia diversificada.

Passear nas areias brancas ou pedalar de bicicleta são opções para admirar a beleza do lugar.

Porto da Rua

Povoado de pescadores, porto natural de barquinhos pitorescos, lugar muito visitado pelo charme e beleza de suas piscinas naturais, ideais para contemplar a vida marinha do oceano.

Restaurantes servem o melhor da gastronomia; lagostas, aracatu, caranguejo e beijupirá fazem parte dessa culinária deliciosa.

Praia de São Miguel dos Milagres

Praia em forma de enseada, coqueiral contornando a faixa de areia. O mar de águas cristalinas é convidativo para contemplação, a paisagem mescla recifes e currais de peixes - tipo de pescaria indígena em que se armam espetos de pau no mar.

PORTO DE PEDRAS

Praia de Tatuamunha

Sem muita infra-estrutura, a praia é pouco freqüentada por turistas. Próxima a uma vila de pescadores, onde ainda existem alguns casarões antigos da época da colonização fica a praia de Tatuamunha. Praia de mar calmo com piscinas naturais e um belo rio do mesmo nome que desemboca suas águas fazendo o cenário perfeito para a moradia de um casal de peixes-bois.

Praia do Patacho

Lugar precioso conhecido por suas maravilhosas piscinas naturais e  águas transparentes  de temperatura agradável, ideal para os amantes do mergulho pela grande quantidade de fauna marinha,  é uma bela praia quase  deserta.

JAPARATINGA

Praia de Japaratinga

As águas calmas e mornas são ideais para os mergulhos.
Praia que ornamenta a cidade e toda a infra-estrutura do lugar.
Vários restaurantes e  bares  servem cardápios a base do fruto do mar.

Barreiras do Boqueirão

Praia  de traços primitivos cercada de belezas naturais.
Barreiras de Boqueirão conta com nascentes de água mineral onde seus visitantes desfutam do banho bica, tornando o lugar  ainda mais encantador.

Praia  de Bitigui

Praia de águas mornas o que  propicia agradáveis mergulhos ou  passeio de jangada  às piscinas naturais.
Excelentes meios de hospedagem e lazer.

MARAGOGI

Praia de São Bento

Praia de  água escura devido ao Rio Maragogi.  Quando a maré baixa apresenta bancos de areia dando um charme a essa praia cercada por coqueiral e barreira de rochas que é habitada por pescadores.

Praia de Peroba

Praia de águas cristalinas ótima para banho, emoldurada de coqueiros. A grande opção é aproveitar a maré baixa para caminhar até as piscinas naturais, não precisa de jangada.

Aconchegantes pousadas e bares completam o cenário e a estrutura da praia que reina na simplicidade de sua beleza.

Praia de Burgalhau

Praia calma de areia branca e fina, recifes de corais e pequenas piscinas naturais. Primeira praia ao norte do centro da cidade. Possui restaurante e hotel.

As águas têm tonalidade azul claro que realça com o azul do céu.

Próximo a praia fica o Rio dos Paus com um rico manguezal ideal para contemplação.

Barra Grande

A praia se alia a paisagem de coqueiral, o mar de águas tranqüilas convidativo para pesca e deliciosos mergulhos. Pousadas, hotéis, casa de veraneio e vila de pescadores e fazem parte da tranqüilidade do lugar.

Galés

Bonitas formações coralinas  a 6 km da costa formam as piscinas naturais .  As águas mornas  e cristalinas  na maré baixa mostra a beleza da vida marinha. Essa área  é uma das mais importantes do mundo, fazem parte da APA Costa dos Corais.

PRAIAS DE MACEIÓ

 

Praia de Ipioca

Ipioca fica a 20 quilômetros do centro. O nome de origem indígena significa “casa do chão” ou “maloca”.

Praia contemplada por uma faixa litorânea de um azul intenso, contornada por areias brancas e verdes coqueirais, espetáculo ofertado pela natureza que pode ser admirado com mais plenitude no mirante Alto de Ipioca.

A culinária é famosa pelos doces de frutas e pelo preparo dos frutos do mar, servidos com capricho nos vários restaurantes, onde o sabor se destaca na simplicidade do lugar.

Ipioca é terra natal do segundo presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto.

Praia da Sereia

A Praia da Sereia fica a 16 quilômetros do centro.

O mar exuberante com ondas fortes é protegido por um paredão de recifes, que amortecem a bravura das águas e formam uma grande piscina que proporciona tranqüilos mergulhos.

Simbolizando Iemanjá, na década de 60, foi colocada ali uma escultura de sereia.
Segundo as lendas os mais antigos pescadores contam que, quando saiam para pescar nesta parte do mar, ouviam o canto da sereia.

Do mirante têm-se uma visão encantadora de um litoral com contrastes de cores.

Riacho Doce

A Praia de Riacho Doce fica a 14 quilômetros do centro.

O nome deriva de um riacho de águas doces que deságuam no mar.

É uma tradicional vila de pescadores que sobrevivem no aconchego da simplicidade do dia-a-dia e das iguarias feitas à base de mandioca e coco, um convite delicioso para degustação.

Jacarecica/Guaxuma/Garça Torta

As praias de Jacarecica, Guaxuma e Garça Torta fazem parte do conjunto das belas praias urbanas, próximas ao centro da cidade.

A boa infra-estrutura, restaurantes, pousadas e residências dividem espaços com as belezas do litoral onde a natureza generosamente ofertou espaços para mergulhos, pesca, ondas para o surf etc.

Praia de Cruz das Almas

A Praia de Cruz das Almas fica a 06 km do centro.

Conta-se que esse nome foi dado ao local devido a um cemitério indígena que existia no início do século passado.

Vários hotéis e restaurantes ocupam essa área que se encontra em pleno desenvolvimento e valorização imobiliária.

O mar aberto com ondas fortes é um convite aos amantes do surf e da pesca de arremesso.

Praia de Jatiúca

As ondas fortes da praia de Jatiúca são ideais para a prática do surf.

Até os anos 50 a área chamava-se carrapato, nessa época, o folclorista Théo Brandão, proprietário de um grande sítio na região, batizou o local de Sítio Jatiúca, nome indígena que significa carrapato.

Essa orla dispõe de total infra-estrutura; tem grandes opções de serviços e entretenimento. São restaurantes, hotéis, bares, casa de shows, barracas de tapiocas, lojas, bancos, galerias e espaço destinado à prática de esporte.

Praia de Ponta Verde

A orla tem uma ponta de terra avançando para o mar. Até o final da década de 70 era totalmente verde de coqueiros, daí a origem do nome.

Tornou-se conhecida nacionalmente na década de 50, devido à existência de um coqueiro que tinha o caule semelhante ao pescoço de uma ema, e ficou conhecido pelo nome de Gogó da Ema.

Um Farol foi construído sobre recifes, no início do século 20 para orientar as embarcações vindas do norte, acrescentando um charme extra a essa praia.
É a praia urbana mais bonita de Maceió.

Praia de Pajuçara

Pajuçara é nome de origem indígena que significa “o espinhal”, devido à grande quantidade de espécies de arbustos espinhosos que havia na região.

A beleza da enseada de Pajuçara cria expectativas... Dezenas de jangadas ficam aguardando os visitantes para um passeio as piscinas naturais 02 km da orla.

Quando a maré baixa, várias piscinas são formadas pelos recifes de corais e nas águas mornas, tranqüilas e incrivelmente cristalinas, concentram-se várias espécies de peixes coloridos a circular livremente.

A orla de Pajuçara é completa de infra-estrutura. São quadras de esportes, restaurantes, hotéis e vários centros de artesanato.

Praia da Avenida da Paz

A primeira obra de urbanização da orla foi na Avenida da Paz.  A praia passou a ter esse nome em função dos anseios mundiais pela Paz, depois da Primeira Guerra Mundial.

Até o final da década de 70, a praia da Avenida foi o centro inconteste da vida social de Maceió. Com o passar dos anos passou a ser uma área comercial. Alguns casarões ainda resistem a essas mudanças, o que retrata um pouco a nobreza dessa época.

Praias do Sobral/Trapiche/Pontal da Barra

A extrema beleza das praias Sobral, Trapiche e Pontal da Barra que têm o mar aberto e ondas fortes, apesar de não serem apropriadas para banhistas, normalmente são freqüentadas por quem curte surf e outras atividades esportivas praieiras.

LAGOAS E MARES DO SUL

 

MARECHAL DEODORO

Praia do Francês

A Praia do Francês faz parte do município de Marechal Deodoro. Distante 20 km de Maceió, com excelente infra-estrutura, é considerada uma das mais bonitas do Brasil.

Protegida por um paredão de recife, o que torna as águas calmas e cristalinas, sendo ideal para lazer e refrescantes mergulhos. A praia também tem uma parte de mar aberto, com ondas fortes, própria para a prática do surf.

BARRA DE SÃO MIGUEL

Praia de Barra de São Miguel

Boa parte da praia possui uma extensa barreira de recifes, que, na maré baixa, amansa o mar, formando uma enorme piscina natural de águas calmas e cristalinas, ideal para banhos e mergulhos.

Onde não existe a proteção dos recifes, as ondas, fortes, são propícias à prática de surfe.

Hotéis, bares, restaurantes, condomínios  e casas de veraneio integram  a paisagem.

Praia  Niquim

Praia localizada na desembocadura do rio Niquim. De areia fina e clara, águas cristalinas, é ideal   para o mergulho.

Alguns restaurantes, pousadas e residencias completam o cenário.

Praia das Conchas

A  praia, de areia fina e branca, mar de  águas transparentes  e de agradável temperatura, é execelente para o banho e  mergulho.

A pesca submarina é muito praticada,  devido a transparência de suas águas.

Praia do Meio

Praia de areia fina e branca com águas transparentes. É uma das praias onde o surf é um dos esportes mais praticados, sem esquecer a pesca submarina.

Praia do Gunga

Essa praia  faz parte do município de Roteiro.

Famoso recanto litorâneo. É uma ponta de areia branca que avança mar adentro. A fascinante praia, realçada por vastos coqueirais, testemunha a união do rio e lagoa com o Oceano Atlântico – um panorama encantador. O acesso ao local é feito por uma fazenda de plantação de coqueiros. Mas, tudo se torna mais encantador fazendo a travessia de barco, que sai do cais da Barra de São Miguel.

A praia tem estrutura de restaurantes, lojas de artesanato e muita beleza natural.

JEQUIÁ DA PRAIA

Praia Barra de Jequiá

A praia,  conhecida como Duas Barras, é dotada de infra-estrutura; possui um complexo turístico (pousada e restaurante e barcos para passeios). Tem areia branca e o mar é um pouco agitado. O Rio Jequiá desemboca nas águas do mar dando um charme especial a esse cenário.

Praia de Jacarecica do Sul

Praia emoldurada por falésias, que são formações rochosas de exuberante beleza e chegam a ter 30 metros de altura. Refletem o colorido avermelhado nas águas cristalinas do mar.

Praia praticamente selvagem, apropriada para contemplação. Outra boa opção é caminhar nas areias e sentir a magia do local.

CORURIPE

Praia do Pontal do Coruripe

Tem um enorme farol de sinalização para os navios. Um paredão natural de pedras amortece a bravura das águas e, quando a maré enche, se formam duas grandes piscinas naturais.

Pontal do Coruripe é um balneário turístico com total infra-estrutura.

Miaí de Cima

Praia serena de um mar azul sem igual - o cenário é algo que realmente encanta.  Areias finíssimas, coqueiros balançando ao vento, muito peixe e camarão para saborear nas refeições dos restaurantes do lugar.

Miaí de Baixo

Uma vasta área deserta de praia faz parte desse paraíso. Praia que preserva os ares de uma vila de pescadores. Do sítio de coqueiros, localizado numa parte mais elevada, se tem uma lindíssima vista de toda praia.

Lagoa do Pau

O Rio do Pau corre paralelo ao mar e permite banho de água doce. Há ainda uma lagoa ao fundo, a lagoa do Pau, cercada por mata atlântica. Cenário perfeito para pesca de arremesso e apropriada aos esportes náuticos. Oferece boa estrutura e restaurantes com cardápios diversificados onde são encabeçados os frutos do mar.

FELIZ DESERTO

Praia do Maçunim

A praia é extensa e contornada de coqueirais. A água do mar, de um azul degradê, é a principal atração do município. A praia, tranqüila, tem esse nome devido à grande quantidade de maçunim, molusco encontrado em abundância no local, que enriquece a culinária.

PIAÇABUÇU

Praia do Peba

Tem 26 km de extensão. É Área de Proteção Ambiental. A paisagem é única: grandes dunas que mudam a paisagem, de acordo com os ventos.

A praia é conhecida em todo o país pelos eventos pesqueiros, como a Gincana de Pesca de Arremesso, realizada sempre no mês de novembro.

Possui infra-estrutura, em se tratando de bares, restaurantes e pousadas que serve no seu cardápio a moqueca de camarão, prato típico do lugar.


Mapa do Site  |  Política de privacidade