Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Teatro Deododo

 

Teatro Deodoro

O Teatro Deodoro foi construído entre o ano de 1905 e 1910, sendo inaugurado durante os festejos de 21 anos de proclamação da república, no dia 15 de novembro de 1910 e pertence ao Governo do estado. Está localizado no centro de Alagoas, composto de uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano, frisas, camarote, poltrona e fosso para orquestra. O Teatro tem capacidade para 690 lugares. A boca de cena mede 9,30 m x 7 m; a profundidade de palco tem 12 m; a altura do urdimento (travejamento do teto e dos sótãos sobre o palco) é de 10 m; o proscênio (distância entre o palco e a platéia) é de 1,80 m e é reto; o fosso da orquestra é móvel.O porão do palco é onde fica o cenário, o teto é detalhado em bronze onde se encontra um belo lustre. O saguão é aproveitado para exposições culturais e o saguão ao lado é onde se realizam coquetéis e shows.

A inauguração foi com a apresentação de "O dote", de Artur de Azevedo e em seguida foi apresentado "Um beijo", do alagoano J. Brito, encenado por Lucília Peres e Antônio Ramos. Como muitos outros teatros, o Deodoro foi transformado em cinema e mostrava filmes estrangeiros, com repúdio imediato dos intelectuais da época.

Teatro Deodoro
Projetado pelo arquiteto italiano Luiz Lucarini, o belo Teatro
Deodoro guarda suas formas originais; Depois de longa reforma,
o Teatro Deodoro foi devolvido à Cultura Alagoana
devidamente restaurado

Em 1933 foi reformado. Entre os anos 1937 e 1940 foi transformado em um depósito e a partir de 1940 sofreu uma reforma voltando a ser teatro. A essa primeira reforma sucederam-se outras sendo a última entre 1993 e 1998 onde foram recompostas peças originais do edifício.

O projeto do teatro foi feito pelo arquiteto Luiz Lucarini e o mestre-de-obras foi Antônio Barreiros Filho. Colaboraram o cenógrafo italiano Orestes Scercoelli, que foi o responsável pela pintura do salão nobre e pela cortina de boca de cena, que retratava a cachoeira de Paulo Afonso.

O salão nobre do teatro, denominado "Heckel Tavares", ostenta beleza excepcional, pelo impressionismo traçado de seus arabescos, em pintura de estilo eclético. Ao redor do salão na parte mais alta das paredes, enriquecendo historicamente o ambiente, encontram-se figuras em medalhões dos titãs da música: o austríaco Franz Joseph Haydin; o italiano Giuseppe Verdi; o alemão Richard Wagner; o francês Jacques Offenbach; o brasileiro Antônio Carlos Gomes e o francês Jules Frederic Massenet.

Teatro Deodoro Ao Centro do mesmo frontispício, há uma placa de bronze indicativa da inauguração, encimada pelos brasões do estado e por uma mulher, lembrando uma figura mitológica, com uma harpa nas mãos. A pintura do salão Heckel Tavares sofreu restaurações que, embora necessárias, em muito afetaram sua originalidade. Em 1946, por Lourenço Peixoto e em 1957 por José Paulino, ambos destacados mestres alagoanos da pintura.
O teto no salão de espetáculos é original, feito de placas de ferro e com motivação em alto relevo, bastante agradável, e de cuja parte central pende belíssimo lustre antigo de cristal.

Curiosidades:

Luis Lucariny, responsável pelo projeto morreu antes da conclusão da obra, isso aumentou a superstição em torno do local, de que assim que construído o teatro desabaria, pois naquele terreno, uma igreja iria ser construída, porém a obra foi interrompida e demolida, para dar lugar ao teatro. No Salão Nobre do Teatro já funcionaram a Biblioteca Pública, a Justiça Federal e a Câmara de Vereadores de Maceió. Foi e ainda é palco de diversas manifestações artísticas de Alagoas, o que o coloca em posição destacada como patrimônio material da cidade de Maceió.

Em cada um dos lados da fachada principal do prédio, encontra-se a seguinte inscrição em latim, de inspiração filosófica: "Castigat Ridendo Moraes" (É Sorrindo que se Castigam os Costumes), e, "Ars Longa, Vita Brevis" (A Arte Supera Para a Vida).

Características técnicas:

 

Espaço Físico:

Palco:
9.30m(boca de cena)
12.00m(profundidade)
10.00m(Alt. do Urdimento)
Sofitas(Urdimento): 11.50m
Altura do Arco: 7.00m
Procênio: 1.80m

Coxias:
Direita: 4.00m x 12.00m
Esquerda:2.50m x 12.00m

Varas:
Cenário p/280 kg: 19und
Iluminação: 05und

Platéia:
Balcão: 150 lugares
Platéia: 236 lugares
Frisas: 136 lugares
Camarotes: 168 lugares
Total: 690 lugares

Camarins: 07
Cortina de Gala (bordô) elétrica e manual
Ciclorama Branco
Rotunda preta
Ar Condicionado Central
Gerador

Endereço:

Praça Marechal Deodoro, s/n - Bairro:Centro / Maceió - AL 
Telefones e informações:(82) 3315-5665
Assessoria de imprensa:(82) 3315-5653
Site Oficial: http://www.funted.al.gov.br
E-mail: teatrodeodoro@yahoo.com.br


Mapa do Site  |  Política de privacidade